Método

foto: Prateleira de livro O método adotado pelos professores da Stazione Italia baseia-se em uma abordagem comunicativa da língua, que visa ao aprimoramento paralelo das quatro competências linguísticas fundamentais: entender, falar, ler e escrever. Dentro dessa perspectiva, a gramática, a fonologia e o léxico são ensinados progressivamente por meio da simulação de situações corriqueiras que permitem ao aluno desenvolver rapidamente as habilidades comunicativas necessárias. Ao mesmo tempo, as técnicas de estudo e as estratégias de aprendizagem são fortemente estimuladas.

O aluno é levado a entrar em contato com a língua, vista não somente como um instrumento, mas também como manifestação de uma cultura e de uma sociedade. Na aula, portanto, é dado um destaque particular às atividades que envolvem o recurso de material autêntico (música, filmes, jornais e leituras simplificadas).

Os textos utilizados são cuidadosamente escolhidos entre os mais recentes e testados da didática do italiano para estrangeiros. Todos se fundamentam nas diretrizes do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), documento do Conselho da Europa que, atualmente, norteia o ensino/aprendizagem das línguas da e na União Europeia.